Pular para o conteúdo principal

Como proteger suas senhas de internet?

 


Recentemente foi descoberto que em um fórum de hackers (pessoas que invadem sistemas e dispositivos eletrônicos de outros) estavam sendo vendidos ilegalmente 3,28 bilhões de senhas vinculadas a 2 bilhões de e-mails em todo o mundo, sendo 1,5 milhão delas de domínios governamentais – até mesmo agências de segurança e justiça.

Segundo a empresa carioca de segurança de rede Syhunt, o Brasil sofreu um vazamento de 9,78 milhões de senhas, sendo 68 mil de órgãos ligados ao governo, afetando domínios como Caixa Econômica Federal, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), Câmaras Municipais, polícias estaduais, Poder Judiciário e Previdência Social. As senhas vendidas dão acesso a informações como CPF, CNPJ, e-mails, endereços postais, números de telefone ou cartões de crédito e outros dados privados utilizados na internet, em celulares, em tablets e outros dispositivos.

Senhas mais seguras
Esse vazamento já é considerado um dos maiores da história e levantou a questão da segurança de senhas que todo cidadão usa todos os dias e como evitar a dor de cabeça de ter um dispositivo ou conta invadidos.

Por isso, todo cuidado é pouco na hora de navegar na rede. “A pessoa acha que está navegando sozinha na internet, mas não está”, alerta Denis Farias, consultor jurídico em privacidade e proteção de dados. “Todos os seus passos e todos os cliques são capturados. Quase todos os sites têm ‘cookies’ (arquivos enviados ao dispositivo do usuário que monitoram suas ações virtuais).”

Sendo assim, é sempre bom lembrar: não acesse sites de pouca confiança e nunca abra links suspeitos em páginas desconhecidas, e-mails, aplicativos ou SMS (mensagens de texto), pois eles podem conter vírus que armazenam e roubam seus dados e senhas. “É muito importante conhecer a política de privacidade e de cookies do site em que você entra, Há alguns muito agressivos na coleta e no armazenamento de dados. Se não concordar com ela, o ideal é sair do site”, orienta.

Cuide das suas informações
“O ambiente virtual atual é um campo minado, no qual você deve ter muito cuidado onde pisa”, alerta Farias. “Há um perigoso mercado paralelo de compra e venda de dados entre as empresas, que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), implantada recentemente, tenta frear. Deve existir o consentimento do usuário para que seus dados sejam compartilhados”, conclui Farias.

A Agência de Segurança Virtual e de Infraestrutura dos Estados Unidos (Cisa, na sigla em inglês) divulgou dicas de como navegar com segurança. Confira algumas das principais dicas no quado acima.

Fonte: Folha Universal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E as Butucas chegaram!

  Enfim chegou o tempo das Butucas, enfim chegaram e incomodam muita gente! Nosso município tem estas particularidades, se aproxima o mês de novembro, e as Butucas começam a surgir em todo lugar. Em alguns são mais frequentes e numerosos, em outros não. Não se sabe ainda algo para repelir estes insetos chatos que quando você percebe a presença dele, já te picou.  Há ainda aqueles que são alérgicos, e a picada permanece muito tempo com coceira. Além de fazer um baita inchaço no local. Estas Butucas gostam de roupas pretas, ou escuras, e não gostam muito de locais com muita ventilação, ou seja, onde venta muito, elas se afastam. Como é o caso da brisa do mar, pois próximo do mar, com a brisa e vento que vem do mar, as Butucas são menos frequentes. Alguns dizem que o local preferido das Butucas é o pé de araça, alguns lugares também chamado de gabiroba, um fruto parecido com a goiaba. As Butucas gostam de se reproduzir nestes pés de araçá. Logo, onde tem muito araçá, bem provável...

Juiz nega pedido de liminar do prefeito Rudão Gimenes em caso de Comissão Processante

  Decisão judicial rejeita solicitação de suspensão de prazo de defesa prévia e determina tramitação do processo na Vara da Fazenda Pública. O prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, teve seu pedido de liminar negado pelo juiz responsável pelo caso envolvendo a Comissão Processante instaurada pela Câmara Municipal. O impetrante solicitava a suspensão do prazo de apresentação de sua defesa prévia, alegando falta de documentos necessários para sua defesa, conforme previsto na legislação vigente. O magistrado, em sua análise, destacou a competência da Vara da Fazenda Pública para tratar do mandado de segurança, por se tratar de ação contra autoridade pública. No entanto, decidiu apreciar o mérito do pedido, considerando os elementos exigidos pela Lei nº 12.016/2009 para a concessão de liminar. Ao examinar o fundamento apresentado pelo impetrante, o juiz concluiu que não havia relevância suficiente que justificasse a concessão da liminar. Além disso, observou que os docum...

Como funciona a processante na Câmara Municipal

  A Comissão de Investigação e Processante pode ser instaurada para apurar infrações político-administrativa do prefeito, no desempenho de sua função e segue o rito processual determinado pelo Decreto Lei nº 201/1967 .  O procedimento de investigação inicia-se com uma denúncia, que pode ser feita por qualquer eleitor, como é o caso destas solicitações apresentadas, vereador ou pelo presidente da Câmara. Na primeira sessão após o recebimento da denúncia, o presidente da Câmara determina sua leitura e votação sobre a abertura da comissão. A decisão é realizada pela maioria dos votos dos vereadores presentes. Na mesma sessão, caso seja aprovada a abertura da comissão, já são sorteados seus membros e eleita a constituição da comissão. Estes procedimentos aconteceram na sessão de terça-feira, 26/03/2024, em que a comissão foi aberta e constituída da seguinte forma: Marcos Rocha - Presidente; Marcelo da Saude - Relator e Paulo Parada - Membro. A partir da instauração da comissão, o ...