Imobiliárias registram movimento antecipado para alugar casas nas praias para dezembro e janeiro
A crise econômica, que tem reduzido os investimentos de empresas e os gastos da população ao longo do ano, vai afetar também a temporada de verão no Litoral paranaense. Mas para melhor. Pelo menos essa é a expectativa de parte do empresariado das cidades litorâneas. Com menos dinheiro, mas ainda com intenção de viajar durante a temporada, o paranaense deve optar por destinos mais em conta, e aí o Litoral do Estado se torna uma excelente escolha. Os primeiros indícios de uma temporada bem movimentada vêm das imobiliárias que alugam as casas de veraneio. Algumas já têm 40% dos imóveis alugados para os meses de dezembro e janeiro.
‘’Neste mês de outubro já estamos com 40% de casas alugadas. Este número é bem maior comparado ao mesmo período do ano passado. A procura pelas casas começou bem mais cedo neste ano. Fiquei até surpresa, fazia muito tempo que não acontecia isso’’, relata Cleide Areco, da Imobiliária Castro, de Guaratuba. “Todos os anos a procura pelas casas iniciava em novembro, este ano o mês de outubro já esta uma loucura’’, conta Cristina Lesiniakowski, da Imobiliária Pontal do Sul, em Pontal do Paraná.
O Engenheiro Mecânico de Curitiba, Luis Felipe Marinoni, afirma que já havia uma tradição em sua família em passar as férias no exterior. Porém, este ano, por conta do custo e do dólar mais alto, não puderam programar os passeios que gostariam de fazer. ‘’Estamos tristes, mas os orçamentos de gastos da viajem não batem com o nosso bolso. No momento em que se encontra nosso país precisamos dar prioridade a outras coisas, e economizar. Depois de muito tempo, iremos passar o final de ano no Litoral do Paraná, o que também será muito divertido’’, diz.
Além de paranaenses, é esperado ainda um bom fluxo de estrangeiros, especialmente argentinos, paraguaios e uruguaios. ‘’Acreditamos que mesmo com a crise, a crescente demanda do turismo interno somado à valorização do dólar aumentará o fluxo de argentinos, paraguaios e chilenos, na qual favorece a economia da região ampliando as oportunidades de emprego’’, afirma o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustetável do Litoral do Paraná (Adetur-PR), Rafael Andreguetto. Para ele, tudo indica que esta temporada irá ter até uma maior contratação de temporários não só por causa do fluxo de turistas brasileiros, mas também de outros países.
No ano passado, estima-se que durante os 61 dias de temporada, quase cinco milhões de pessoas tenham circulado pelas cidades do Litoral do Paraná. O maior movimento aconteceu entre o feriado de Natal e o Ano Novo, quando até 1,5 milhão de pessoas estavam nas cidades litorâneas ao mesmo tempo.
Fonte: Bem Paraná
Campanha mostra mais que sol e mar no litoral paranaense
Para a Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustetável do Litoral do Paraná (Adetur-PR), os investimentos feitos para uma melhoria do Litoral será também, um motivo relevante para manter os turistas na próxima temporada. ‘’Os turisitas este ano poderão aproveitar as recentes revitalizações que foram feitas na orla de Matinhos e Guaratuba e também a melhoria do acesso a Pontal do Paraná na PR-407'’, diz o diretor executivo da Adetur-PR, Rafael Andreguetto.
Segundo a Adetur, a temporada 2015/2016 promete muitas novidades, com investimentos privados na área de hotelaria, lazer e serviços, o que pode marcar uma nova fase para o Litoral. Uma das novidades será a campanha ‘’Litoral pra você’’, que já está no Facebook, com a promoção do destino Litoral apresentando as experiências que podem ser vividas por lá. ‘’Temos um grande parque para o montanhismo, parques estaduais e nacional, as baías de Paranaguá e Guaratuba para o turismo náutico, passeios de trem, de helicóptero, paramotor, avião e principalmente a gastronomia, e queremos explorar isso com o turista, que o litoral não é só sol e mar’’, afirma Andreguetto.
Colaborou
Gabriela Fialho e Tiana Urbano, especial para o Bem Paraná
Gabriela Fialho e Tiana Urbano, especial para o Bem Paraná
Comentários
Postar um comentário