Pular para o conteúdo principal

Um prefeito cai a cada nove dias


Desde a última eleição municipal, em 2012, brasileiros de108 cidades tiveram de voltar às urnas porque os prefeitos eleitos foram afastados do cargo por irregularidades cometidas durante a campanha. Isso significa dizer que a Justiça Eleitoral julgou procedentes denúncias de “caixa 2”, abuso do poder econômico e compra de votos, por exemplo.
Esse levantamento, feito por um jornal de circulação nacional, revelou que, a cada nove dias, um prefeito era removido das suas funções no Brasil. Casos de corrupção, má gestão e até crimes hediondos, como pedofilia, não foram considerados nessa pesquisa. Mas até isso existiu em pouco mais de dois anos e meio.
Esses números revelam uma situação preocupante. Para vencer a eleição a qualquer custo, candidatos corruptos agem criminosamente comprando votos, geralmente com dinheiro oriundo de esquemas. São recursos que deveriam ser empregados na boa gestão das cidades, mas são desviados para bancar campanhas milionárias.
O cidadão que vende seu voto por um churrasco, um jogo de camisa de futebol ou qualquer benefício particular, como o pagamento de uma conta de luz, é tão responsável pelos problemas que se sucedem quanto o candidato eleito. Corrupto e corruptor fazem o mesmo mal à coletividade e aos interesses sadios da sociedade.
No ano que vem tem eleições municipais. Mais uma vez vamos para as urnas votar e eleger prefeitos e vereadores. Para mim, é a eleição mais bonita, uma vez que o cidadão tem contato direto com aqueles que decidem os rumos das cidades onde vivemos, pois é nelas que tudo acontece – saúde, educação, trânsito, etc.
Gostaria que, desde já, você que lê esse artigo refletisse sobre isso. Não venda seuvoto. Não entregue o futuro do seu município nas mãos de pessoas corruptas. Se o candidato age inescrupulosamente na hora da eleição, com toda certeza seguirá agindo assim pelos próximos quatro anos como prefeito. Depois, não adianta reclamar.
Acompanhe o dia a dia da política da sua cidade. Conheça o atual prefeito, busque informações de mais de uma fonte, e vá investigando a vida daqueles que pretendem se candidatar em 2016.
Avalie os projetos daqueles que tentarão a reeleição e veja se foram bons para o povo. Construa sua opinião com elementos sólidos.
Quando o cidadão de bem se ausenta da vida pública, pessoas mal- intencionadas fazem a festa. E é isso que precisamos mudar. Nosso compromisso deve se guiar pelo resgate da prática da boa política, que foi perdida há algum tempo. Eu acredito nas pessoas de bem que existem na política. Você também deveria acreditar.
Marcos Pereira é advogado, especialista em Direito e Processo Penal e presidente nacional do PRB
Fonte: Folha Universal, edição 1228, opinião

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E as butucas estão chegando!

Quem não conhece as famosas butucas (ou mutucas). Ela é popular no litoral, notadamente em Pontal do Paraná e, tenho por certo, que poucos não foram ‘picados’ ou ‘atormentados’ por elas. Mas, como sempre tem gente nova chegando no litoral, vale uma rápida alusão ao pequeno inseto alado, pouco maior que uma mosca doméstica, apreciador de sangue fresco, especialmente o humano, que obtém com uma ferroada ardida, doída que nem um beliscão. Isso sem considerar os efeitos imediatos: coceira intermitente, vermelhão e inchaço no local da picada. Aparecem no início de setembro. Intensamente, em outubro e novembro e desaparecem, misteriosamente, em meados dezembro. Primeiro as pequenas atacam no alto da cabeça, depois as maiores, de diversas espécies. Sugam os mamíferos, raramente as aves. Os machos alimentam-se de néctar e pólen das flores e as fêmeas de sangue, pois após a copula precisam de proteína animal para maturar os ovos. Com a primavera antecipada estão chegando ...

E as Butucas chegaram!

  Enfim chegou o tempo das Butucas, enfim chegaram e incomodam muita gente! Nosso município tem estas particularidades, se aproxima o mês de novembro, e as Butucas começam a surgir em todo lugar. Em alguns são mais frequentes e numerosos, em outros não. Não se sabe ainda algo para repelir estes insetos chatos que quando você percebe a presença dele, já te picou.  Há ainda aqueles que são alérgicos, e a picada permanece muito tempo com coceira. Além de fazer um baita inchaço no local. Estas Butucas gostam de roupas pretas, ou escuras, e não gostam muito de locais com muita ventilação, ou seja, onde venta muito, elas se afastam. Como é o caso da brisa do mar, pois próximo do mar, com a brisa e vento que vem do mar, as Butucas são menos frequentes. Alguns dizem que o local preferido das Butucas é o pé de araça, alguns lugares também chamado de gabiroba, um fruto parecido com a goiaba. As Butucas gostam de se reproduzir nestes pés de araçá. Logo, onde tem muito araçá, bem provável...

Conheça os quatro maiores Influenciadores de Pontal do Paraná

  Os quatro maiores Influenciadores de Pontal do Paraná são o jornalista Zé Augusto Rodrigues no segmento jornalismo, o Maninho da Ilha no segmento Turismo Náutico, o Jean Silva, filho do ex-prefeito Zé do Pontal, no segmento Surf, e o Marcelino A Kobata, no segmento Turismo, Geopolítica e Política. Poderia até dizer que fazem parte dos maiores Influenciadores do Litoral do Paraná, e do estado. Página no Instagram do Maninho da Ilha tem mais de 104 mil seguidores. Canal do YouTube do Jean tem mais de 123 mil inscritos. Página da Folha Pontal do Zé Augusto tem mais de 23 mil seguidores. O Local Guide do Google Maps de Marcelino A Kobata tem mais de 4,6 milhões de visualizações. Fora a página do Facebook com 6,1 mil seguidores.