Vamos fazer uma breve reflexão de tudo que está ocorrendo agora no litoral paranaense.
MATINHOS: Em Matinhos, denúncias de superfaturamento em obras, apesar de estarem na justiça, não andam. E equipe da RPC e principalmente do CQC em rede nacional expõe a nua e crua realidade dos município do litoral. Coronelismo puro!
GUARATUBA: Em Guaratuba, os problemas relacionados ao Ibama e os pescadores, problemas antigos com o ferry-boat e paradas nas travessias por causa das multas pesadíssimas em empresas de pesca e mais de 500 pescadores se mobilizando. Além dos velhos problemas que ninguém fala, sobre a administração atual da familia Justus.
PONTAL DO PARANÁ: Em Pontal do Paraná, a CPI da ocupação fundiária trabalhando nas investigações, e que foi enviada ao MP denúncia de improbidade administrativa e renúncia de receita relacionado ao desconto de 95% de IPTU, tendo o alcaíde como réu confesso, e problemas relacionados as terras da área do possível porto, sendo devolvida ao estado. E entidades e como diz alguns, "meia-dúzia" de pessoas trabalhando por interesses individuais, que sob o discurso de instalação portuária privada, sem ao menos consultar a população.
PARANAGUÁ: velhos problemas de mobilidade urbana, de licitações em creches sendo questionadas pela sociedade civil organizada. Das mobilizações dos trabalhadores e sindicatos contra a poligonal. Dos recursos financeiras bilionárias que passam pelo município, mas que não ficam nem 10% no próprio local para manutenção da infra-estrutura da cidade. A água e a qualidade da mesma é uma das piores de todo litoral. O acesso a ilha dos valadares com problemas intermitentes.
MORRETES e ANTONINA: são muito parecidos em suas gestões, recentemente nos noticiários problemas de cassação envolvendo o executivo e problemas nas administrações públicas onde foram achados vários documentos enterrados.
São necessários medidas URGENTES para que a realidade destes município possam mudar. Pois apesar de estarmos a apenas uma hora, uns 100km da Capital, vivemos 100 anos atrás! Sem infra-estrutura, sem representatividade política, não temos sequer um deputado estadual no litoral. E os que aparecem por aqui em época de eleição não tem compromisso nenhum conosco.
Defendemos o território como um todo, os municípios do litoral pede socorro!
Comentários
Postar um comentário