As manifestações de 7 de setembro de 21, na minha opinião, demonstraram uma população sedenta por imparcialidade, seriedade nas instituições e respeito ao povo.
Não estão contra o STF, mas sim contra as pessoas que lá estão representando o STF. Os ministros colocados lá, chegaram no cargo não por mérito, e sim via indicações que todos bem sabem, sempre possuem segundas intensões por quem indicou.
Minha leitura é que isso seja a principal revolta dessa massa que ocupou as ruas nesse 7 de setembro.
A revolta é contra decisões absurdas como o que fizeram por exemplo com todo o trabalho da Lava Jato e principalmente com as decisões envolvendo o ex-presidente Lula.
Para ficar didático, vou ousar comparar essa situação com a questão que acontece quando muitos cristãos se revoltam contra as suas Igrejas, não por deixarem de acreditar em Deus, mas sim por muitas vezes se decepcionarem e não concordarem com atos ou atitudes dos “homens” que lá comandam ou representam essa igreja.
Para esse cristão, ele sabe que Deus é maior que tudo, no entanto, muitas vezes deixa de frequentar a Missa ou o culto pois o representante que lá está com o microfone na mão, não inspira mais toda a credibilidade que o fiel precisa...
Muitas vezes fala uma coisa e pratica outra. Prega uma verdade que não condiz com suas atitudes. Desacreditando assim toda a instituição na qual representa.
É isso que fez o Ministro Alexandre de Moraes.... “afastou os fiéis” do STF. Tirou toda a credibilidade da instituição.
Sabemos que os seres humanos possuem sentimentos, interesses e na sua maioria são tendenciosos. Toda instituição tem um jogo político e um jogo de interesses.
Os ministros do STF, assim como os representantes das igrejas, não são diferentes. São seres humanos que jogam um jogo, que pode não agradar a todos.
Mas o simples fato de vestirem uma toga ou uma batina, não dão o “poder e nem o direito” de serem ou se sentirem Intocáveis ou ainda se acharem Deuses. Suas atitudes e decisões podem e devem sim ser questionadas. Afinal eles são seres humanos e erram.
Bolsonaro não disse que vai desrespeitar a lei, disse que não vai respeitar nada vindo do Ministro Alexandre de Moraes, simplesmente por estar evidente o quanto esse ministro está tendencioso, desacreditado e desmoralizado.... assim como a Mídia televisiva (Ex: Rede Globo), impressa (Ex: Folha de São Paulo) e muitos Deputados e muitos Senadores.
Um grande exemplo disso foram as notícias veiculadas ontem pelo Jornal Nacional que noticiaram as manifestações apenas como “crimes contra a democracia”. Ignoraram a essência das manifestações e o desejo real do povo, não evidenciando o que de fato representou o ato de milhões de Brasileiros nesse 7 de setembro.
Um discurso vazio e pequeno, declarando que Bolsonaro quer dar um “GOLPE” e que todos ali são criminosos por apoiarem ele.
Esquecem o significado de golpe:
“Golpe de Estado é a deposição de um governo legitimamente instalado. O termo Golpe de Estado é conhecido também em sua versão francesa, Coup d’État, e em sua versão alemã, Staatssreich, sendo que todos eles identificam uma ruptura institucional repentina.”
“Um golpe de Estado costuma acontecer quando um grupo político renega as vias institucionais para chegar ao poder e apela para métodos de coação, coerção, chantagem, pressão ou mesmo emprego direto da violência para desalojar um governo.”
O Bolsonaro já está no poder, logo não vai fazer nenhuma deposição de nenhum governo. Não precisam renegar nenhuma via institucional para chegar ao poder, Bolsonaro já está no poder. “Desaloja um governo”... ele já é o próprio.
Portanto, ficar nesse discurso ridículo dos atos “antidemocrático” é muito pobre. Assim como o espirito desse povo da oposição.
Ficam repetindo como retardados frases e palavras feitas, como; “Genocida.... Queremos vacina.... Inflação.... Preço da gasolina.... mais auxilio emergencial... e blábláblá....”
Esquecem do desprezo dos governos anteriores com a falta da construção de hospitais e leitos de UTI...
esquecem do comportamento da população Brasileira na pandemia...
Esquecem que o Brasil quebrou no governo do PT e agora a conta chegou pesada para todos, agravada pelo custo pandemia...
Esquecem que faliram a Petrobrás roubando tudo que podiam e agora ela tem que pagar indenizações...
Esquecem da época de taxas de juros caras para atrair dinheiro para o governo tapar os buracos dos gastos públicos....
Esquecem que incharam a máquina pública...
Negam a triste realidade que o Brasil estava quebrado, depois de gastar muito mais do que tinha.
Muitos não gostam da figura do Bolsonaro, entendo.... mas ignorar “O MECANISMO” que quer de volta a bagunça e a roubalheira para se beneficiar, é ser muito ignorante.
Simplesmente apontar o dedo e dizer fora Bolsonaro, não é solução para nada... Desafio esse insatisfeito escrever, colocando no papel: qual é a proposta de solução dos problemas do Brasil?
Não sabem!
Só enchem o saco... Não sairá nada nesse documento. Não tem competência.
Encerro esse texto trazendo uma frase que gosto, de um autor desconhecido.
“A ABELHA NÃO PERDE TEMPO EXPLICANDO PARA A MOSCA QUE MEL É MELHOR QUE BOSTA”.
Porém, é fundamental entendermos que temos sim que ir contra as atitudes da abelha, e SE ESFORÇAR PARA EXPLICAR para as Moscas...
Afinal, a tendência é que tenha muito mais moscas que abelhas nesse nosso país de educação precária. E o voto delas vale a mesma coisa.
Bolsonaro pode não ser o mel, mas que Lula e o regime de Esquerda é BOSTA isso eu não tenho dúvida.
Texto: Professor Giovanni Botelho Colacicco
Comentários
Postar um comentário