O planejamento da Secretaria da Segurança Pública do Paraná para proporcionar uma gestão inteligente para os municípios do Estado deu mais um passo nesta sexta-feira (03) com a instalação do Gabinete de Gestão Integrada do Litoral (GGI/Litoral), sediado na Delegacia Cidadã de Paranaguá.
O colegiado é formado por órgãos e instituições federais, estaduais e municipais e vai trabalhar na prevenção de crimes e na criação de ações que melhorem a segurança da população que vive nos sete municípios litorâneos.
A instalação do GGI/Litoral ocorreu no auditório da Portos do Paraná e contou com uma comitiva do Gabinete de Segurança Nacional da Presidêncaia da República (GSI/PR), que veio ao Paraná esta semana para tratar do Programa de Proteção Integrada das Fronteiras (PPIF), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ/SP).
O GGI é um programa do governo federal que parte do conceito de Sistema Único de Segurança Pública. A premissa é a atuação coordenada e concentrada dos órgãos de segurança pública a fim de obter resultados mais eficientes tanto na prevenção à criminalidade quanto no desenvolvimento de ações de combate ao crime organizado.
O Litoral do Paraná, na visão do secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, é uma das regiões mais importantes do Estado por escoar as riquezas para todo o mundo e, consequentemente, ter um tráfego intenso de pessoas e veículos.
“O trabalho da Secretaria é baseado em análise de incidência criminal e planejamento estratégico. Com a implantação do GGI no Litoral, estamos desenvolvendo uma agenda integrada com as forças federais e com os municípios para que a criminalidade não tenha chance de proliferar”, disse. “Nosso compromisso é com a comunidade e para ela é que estamos trabalhando”.
Graças ao trabalho das polícias Militar e Civil, crimes como roubos e furtos caíram no Litoral nos primeiros nove meses deste ano. Em Paranaguá, a queda maior foi de roubos (de 604 foi 442) e de roubos de veículo (de 34 para 28).
Para reforçar a diminuição destes e de outros crimes, o foco é fazer com que as instituições interajam, troquem informações entre si e façam operações conjuntas por meio do GGI.
“A instalação do Gabinete de Gestão Integrada possui uma finalidade clara: minimizar a criminalidade. A partir de agora, as forças de segurança estaduais, federais e municipais poderão, de forma conjunta, trabalhar diretamente no foco do problema para coibir o crime na região, a fim de dar uma pronta resposta ao cidadão, que é nossa prioridade”, explicou o secretário.
O secretário-executivo do Gabinete de Segurança Nacional da Presidência da República (GSI/PR), general Carlos José Russo Assumpção Penteado, destacou o protagonismo do Paraná com ações inteligentes para combater a criminalidade e a preocupação em fortalecer a integração entre as instituições para maximizar resultados.
“Presenciamos um momento muito feliz com a inauguração deste Gabinete de Gestão Integrada, que teve origem no modelo que já adotamos no Programa de Proteção Integrada de Fronteiras. Nós sabemos que as regiões portuárias acabaram tornando-se foco de alguns tipos de crimes, portanto, a integração é essencial”, explicou.
FUNÇÃO – O papel do GGI/Litoral é fomentar boas práticas e esforços em conjunto, promover a interlocução entre os Poderes e a criação de um planejamento estratégico que inclua todas as instituições, secretarias e autarquias que congregam o colegiado, com metas e objetivos a fim de minimizar demandas de segurança pública, respeitando a autonomia de cada integrante.
O GGI/Litoral é composto por representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, das Polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), e das Receitas Federal e Estadual.
Participam do colegiado como convidados os integrantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), do Ministério Público do Paraná (MPPR), do Ministério Público Federal (MPF), da Assembleia Legislativa do Paraná, do Exército Brasileiro, da Marinha, da Força Aérea Brasileira, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e das Guardas Municipais e das Defesas Civis dos municípios do Litoral.
PRESENÇAS – Prestigiaram o evento os prefeitos de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho; de Morretes, Sebastião Brindarolli; de Antonina, Zé Paulo; o Coordenador do Centro Integrado de Inteligência do Sul (CIISP-Sul), coronel Luiz Augusto de Oliveira Santiago; o presidente da Administração dos Portos de Antonina e Paranaguá, Luiz Fernando Garcia da Silva; o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; o comandante da Força Nacional, coronel Aginaldo de Oliveira; o coordenador do Arco Sul do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coronel Éveron César Puchetti Ferreira; a oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Lívia Isabele Mayer Blaskevicz; o superitendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Gaioski; a Superintendente Regional da Receita Federal no Paraná, Claudia Regina Leão do Nascimento Thomaz; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná, inspetor Antônio Paim de Abreu Júnior; o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gelson Marcelo Jahnke; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o comandante da Guarda Portuária, major Cesar Kamakawa; o coordenador do Conselhos Comunitários de Segurança Pública, coronel Chehade Elias Geha; o comandante da Capitania dos Portos do Paraná, capitão de Mar e Guerra André Luiz Morais de Vasconcelos; o deputado estadual Galo; além de outras autoridades.
(Texto: AEN. Foto: SESP-Paraná)
Comentários
Postar um comentário