Clique Aqui para ver a Instrução Normativa para a Municipalização de Rodovias Estaduais.
Nossa contribuição para a Mobilidade Urbana do município de Pontal do Paraná, é a Municipalização da Rodovia PR412, a conhecida Rodovia Engenheiro Darci Gomes de Moraes em Avenida Urbana. Com isto, a administração pública terá como regulamentar todo o trecho urbano, que a rodovia corta o município de ponta a ponta. Os passeios as margens da rodovia, regularização, etc. A responsabilidade da rodovia passa a ser do município. Isto dará também ao Departamento Municipal de Trânsito, a ter a responsabilidade no principal acesso a todos as vias terrestres do município, incluindo o principal que é a Avenida (Rodovia). Ao longo de toda esta avenida, pode devidamente regulamentar conforme o Plano Diretor estabelecido com suas ZR. Zonas Comerciais, Industriais, entre outros.
"A municipalização traz benefícios para os municípios que passam a planejar a forma como vão se desenvolver".
O DER autoriza as empresas de transporte a trafegar dentro do município todo, seguindo até o balneário de Pontal do Sul. Em nenhuma outra cidade, permite que empresas de transporte estadual, chegue aos limites do município como é o caso de Pontal do Paraná. O desenvolvimento passaria a ter a necessidade da construção de uma rodoviária municipal, onde todas as empresas de transporte intermunicipal, fossem obrigadas a fazer parada. A partir desta rodoviária, o transporte municipal faria a rota dentro do município. Como toda e qualquer cidade brasileira, com isto os munícipes pontalenses, teriam alternativas de efetuarem suas compras no comércio local, teriam um fluxo maior, uma movimentação econômica local maior, numa economia de mercado, tende a baixar os preços. Passariam a consumir mais no município. E deixariam de fazer compras em Paranaguá ou Matinhos, ou até mesmo em Curitiba ou Joinville. O desenvolvimento econômico precisar ter este olhar macro da realidade, e entender que é necessário ter movimento durante o ano todo, e não somente em temporadas. É claro que no período de temporada, o movimento aumenta excepcionalmente, mas o município não dependeria somente disto, dos veranistas e turistas. Pois os aposentados e pensionistas, movimentam 40% da economia local na baixa temporada.
A rodovia sendo municipalizada, o município pode tratar do assunto de ciclovias, pois com nossa superfície totalmente plana, pois não há aclives ou declives em nossa Cidade. Podem ser planejadas ciclovias ao longo da Avenida Anibal Khoury, como também da avenida (rodovia). São inúmeros benefícios que gerariam em nossa Cidade.
Fonte: Editoria do Blog
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